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Dúvidas Frequentes

Como é realizado o cálculo da tarifa de ônibus?
O cálculo para definir o valor da tarifa do transporte coletivo urbano é feito com base em uma planilha elaborada pelo Ministério dos Transportes. Essa planilha tem a intenção de definir um valor justo e que garanta a sustentabilidade econômica da concessionária de transporte. Na cidade do Rio Grande, a cada reajuste os valores dessa planilha são expostos ao Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC). Dessa forma, são submetidos à aprovação, que posteriormente é avaliada pelo Executivo municipal. Esse formulário é composto por diversos itens como combustíveis, lubrificantes, material de rodagem, veículos, peças, mão de obra, tributos e etc.
Como faço a compra e a recarga do Cartão Mais Rio Grande?
Para adquirir e carregar o cartão o usuário deve ir até a Central de Atendimento Mais Rio Grande, localizada na Marechal Floriano Peixoto, 521. As recargas podem ser feitas na Central de Atendimento Mais Rio Grande (Rua Marechal Floriano, 521), na Estação de Integração da Praça Tamandaré (Rua 24 de Maio) e na Estação de Integração do Cassino (Av. Atlântica). Para as empresas interessadas em adquirir o Cartão Vale-Transporte para seus funcionários o cadastro pode ser feito via Web pelo site: www.maisriogrande.com.br
Como funciona o Cartão Mais Rio Grande?
O funcionamento do cartão da bilhetagem é muito simples. Primeiro você precisa carregá-lo com créditos de passagem. Depois, com o cartão em mãos, dentro do ônibus, basta aproxima-lo do aparelho validador e pronto. Automaticamente ele desconta uma passagem e libera a catraca. Para a sua comodidade, você pode carregar o seu cartão com o valor limite de R$ 600,00.
O que é a Bilhetagem?
A bilhetagem consiste em transferir o antigo vale-transporte para um cartão pessoal cujo crédito eletrônico será armazenado no cartão com chip interno (Smart Card) em reais. A facilidade de manuseio, o menor tempo de embarque e a diminuição de dinheiro em circulação nos veículos proporcionarão maior segurança aos colaboradores e aos usuários. E no caso de perda ou de furto do cartão, é necessário que o cliente comunique pessoalmente a Central de Atendimento Mais Rio Grande, e, assim, os créditos serão recuperados um dia após o aviso de extravio. A segunda via terá o custo de cinco passagens urbanas.
O que é o Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é utilizado por qualquer usuário. Para adquiri-lo e carregá-lo, o usuário do transporte coletivo deve dirigir-se a Central de Atendimento Mais Rio Grande, situada na rua Marechal Floriano Peixoto, 521, portando os seguintes documentos: RG E CPF. No caso de perda e furto do Cartão, a segunda via terá o custo de cinco passagens urbanas.
O que é o Cartão Escolar?
O Cartão Escolar é utilizado por todos os estudantes devidamente matriculados em escolas ou universidades. O Cartão Escolar também pode ser utilizado por professores. O estudante que não possui o Cartão deve dirigir-se a Secretaria de sua Escola e requisitar o comprovante de matricula. Já os estudantes universitários, devem se dirigir ao orgão competente da instituição e solicitar a confirmação ou comprovante de matrícula, com a assinatura da universidade. Com esse documento, o aluno deve se dirigir até a Central de Atendimento Mais Rio Grande, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, 521, portando os seguintes documentos:

Documento de Identificação ou Certidão de Nascimento;
Comprovante de endereço atualizado;
Foto 3 x 4 atualizada.

O estudante também deverá realizar o pagamento de uma taxa de R$ 5,00 (Cinco reais). No caso de perda ou furto do Cartão Escolar a segunda via terá o custo de cinco passagens urbanas. O estudante que possui o seu Cartão Escolar com algum dano como: quebra, rachadura, perfuração ou plastificação, também deverá fazer a segunda via do Cartão, e esta também terá o custo de cinco passagens urbanas.
O que é o Cartão Vale-Transporte?
O Cartão Vale-Transporte é utilizado por todos os funcionários de empresas. As passagens se limitarão à quantidade de créditos disponibilizados pela empresa a seu trabalhador. O funcionário que não possui o Cartão Vale Transporte deve dirigir-se ao departamento de Recursos Humanos de sua empresa e informar-se sobre a aquisição deste.
Quais são as formas de pagamento da tarifa?
O usuário do transporte coletivo pode efetuar o pagamento da tarifa através dos Cartões Mais Rio Grande (Bilhetagem Eletrônica) que são divididos em três. O cartão Escolar, o Vale-Transporte e o Comum.
Qual o valor da tarifa de ônibus?
Consulte o link “Linhas e Horários”. Nele o sublink “Tarifas” informa o valor da tarifa de cada linha.
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